Missão, Visão e Valores

Missão
Para que servimos? Qual a nossa razão de ser?

A Missão deve sempre responder àquela que é a sua responsabilidade perante o cidadão.

A AHBVC, fundada em 5 de julho de 1977, é uma pessoa coletiva de utilidade pública administrativa, de natureza humanitária e de duração ilimitada.

Tem como fim, a proteção de pessoas e bens, designadamente, o socorro de feridos, doentes ou náufragos, e a extinção de incêndios, detendo e mantendo em atividade, para o efeito, um Corpo de Bombeiros, voluntários ou misto, com observância do definido no regime jurídico dos corpos de bombeiros.

Em estrita observância do seu fim não lucrativo e sem prejuízo do seu escopo principal, a AHBVC pode também, em complemento da sua ação, desenvolver atividades de saúde, tais como consultas médicas, tratamentos, prestação de cuidados primários de saúde, em instalações próprias ou ao domicílio, bem como possuir serviços de saúde de retaguarda, em internamento, dentro do enquadramento legal aplicável, tanto a associados como a terceiros.

Pode também, desenvolver atividades desportivas, recreativas e culturais, conducentes a uma melhor preparação física, intelectual e moral dos seus associados, podendo ainda, caso assim o entenda por conveniente, estabelecer acordos e parcerias com entidades públicas e privadas, conducentes a obter benefícios para os seus associados.

Visão
Onde queremos chegar como instituição?

A visão deve perspetivar o futuro desejado para a instituição.

A Associação assume, de forma consciente, a sua responsabilidade social junto da população, atuando no domínio da prestação de socorro, ajustando a sua atividade às necessidades, otimizando a utilização dos recursos com vista ao aumento da segurança e melhoria da qualidade do serviço prestado de modo a responder eficazmente a todos os que de nós necessitam.

Valores
Quais são as nossas premissas quanto às atitudes a alcançar para a nossa visão?

Os valores devem transparecer os comportamentos, atitudes e decisão a assumir.

Os nossos valores representam a atitude que nos caracteriza e define, nomeadamente, a Coragem, Determinação, Humanidade, a que podemos acrescentar muitos outros como Compromisso, Competência, Ética, Solidariedade, abnegação, Altruísmo, Generosidade e Responsabilidade.