Associação  Humanitária  de  Bombeiros Voluntários  de  Caneças


Fanfarra



FANFARRA DO CORPO DE BOMBEIROS

HISTORIAL DA FANFARRA

A Fanfarra do Corpo de Bombeiros da AHBVC foi apresentada publicamente em 06 de Abril de 1994, tendo a sua instrução sido iniciada em Novembro de 1993, com o Instrutor Torrado. Em Janeiro de 1994, a orientação da fanfarra foi entregue ao Instrutor Manuel Jacob, que se manteve até Novembro de 2001.

No dia da sua apresentação, com 30 elementos, foi realizado um desfile de fanfarras, que contou com a participação de Caneças, Odivelas, Moscavide, Pontinha, Montelavar e Bucelas, tendo esta última sido a madrinha da Fanfarra de Caneças.

A actividade desenvolvida pela Fanfarra é muito intensa, sendo constantemente solicitada para vários desfiles e procissões. Anualmente, integrado nas comemorações do aniversário, é hábito organizar um desfile de fanfarras, ao longo da ruas principais da freguesia de Caneças. Para este desfile, são convidadas fanfarras de vários pontos do País.

Entre 2001 e 2005, a fanfarra foi orientada por diversos instrutores, sendo actualmente instruída, a nível musical, pelo Sr. António Maria Catalão Labreca, tendo como responsável o bombeiro de 1.ª classe Paulo Guilherme e contando, ainda, com os bombeiros de 2.ª e 3.ª Classe, Pedro Santos e Liliana Vitorino que comandam a fanfarra nas diversas actuações em público.

Após ter passado por um período bastante difícil, tendo estado mesmo para acabar, a fanfarra da AHBVC ainda hoje existe devido ao esforço e dedicação dos elementos que presentemente ainda se encontram inseridos no grupo.

Inicialmente, a fanfarra era apenas solicitada para actuar em desfiles de fanfarras e procissões religiosas. Recentemente tem sido também solicitada para outras situações, sendo de salientar a participação no programa televisivo "Sic 10 Horas", no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Bombeiros e a actuação no estádio do Restelo, no decorrer de um jogo Belenenses vs. Académica.

Texto actualizado pela Bombeira de 3.ª Classe Liliana Vitorino)

Abaixo:   Algumas fotos da exibição da Fanfarra no desfile comemorativo dos 25.º Aniversário da AHBVC

( Mais detalhes podem ser vistos na secção " 25 anos " )

 

 

[Página principal]

[Topo da página]


DESFILE DE FANFARRAS

( CANEÇAS - 04 de Junho de 2006 )

Realizou-se um desfile de Fanfarras, integrado nas Comemorações do 29.º Aniversário desta Associação.

Fanfarras participantes: Agualva/Cacém, Belas, Bucelas, Carcavelos/S. Domingos de Rana, Famalicenses, Moita, Montelavar, Moscavide/Portela, Odivelas, Pontinha, Queluz, Seixal e, por último, naturalmente, Caneças.

Abaixo, podemos observar algumas fotos da actuação da Fanfarra de Caneças

 

[Página principal]

[Topo da página]


DESFILE DE FANFARRAS

( VILA FRANCA DE XIRA - 16 de Maio de 2004 )

Fanfarra da AHBVC participou no desfile de Fanfarras, organizado pelos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira, em 16 de Maio de 2004.

Abaixo, podemos observar algumas fotos da nossa participação

 

[Página principal]

[Topo da página]


DESFILE DE FANFARRAS

( CANEÇAS - 2001 )

Imagens recuperadas de um desfile da Fanfarra da AHBVC, nas ruas de Caneças, em 2001

 

[Página principal]

[Topo da página]